Testes e Avaliações mais Usados em Recrutamento e Seleção

Postado por Denilson on segunda-feira, 16 de novembro de 2015 | 07:17

O sucesso de toda empresa passa pelo que ela tem de mais valioso, que são as pessoas. Investir em pessoal capacitado e com qualificação que atenda as demandas do grupo requer um mecanismo de recrutamento e seleção bastante eficaz. O processo para fazer com que essas pessoas trabalhem é de extrema importância para a empresa que, quer chegar ao sucesso. Veja abaixo alguns exemplos de testes e avaliações mais usados em recrutamento e seleção.

Os testes psicológicos ou avaliações especificas estão sendo usado pelas empresas como uma ferramenta à mais no processo de seleção, pois ajudam a avaliar os aspectos intelectuais, cognitivos, de personalidade e técnicos do candidato. Sendo que alguns testes ainda não são reconhecidos pelo CRP (Conselho Regional de Psicologia), pois para eles, alguns testes não tem validade nenhuma, e são muito tendencioso, e não podem interferir na escolha do candidato.


Os testes mais utilizados no processo de recrutamento e seleção são:

Palográfico: É uma técnica expressiva de avaliação da personalidade, onde perfil da personalidade é obtido através da análise dos traçados.

AC (Atenção Concentrada): Teste que objetiva mensuração da atenção, concentração, rapidez e exatidão, pode ser aplicado individualmente ou coletivamente. Indicado para seleção de pessoal, principalmente aos cargos de digitadores, datilógrafos, programadores, telefonistas, redatores, etc.

QUATI: Instrumento investigativo baseado na teoria Junguiana e em sua tipologia que objetiva avaliar a personalidade através das escolhas situacionais que cada sujeito faz. É uma tentativa de definir estilos cognitivos e de comportamento individual, classificando semelhanças e diferenças em determinados grupos, auxiliando na organização de grupos de trabalho, na detecção e solução de conflito nas Organizações, no treinamento empresarial e remanejamento de pessoal, na criação de programas de ensino-aprendizagem, na orientação de pais e professores, na orientação vocacional e aconselhamento familiar.

Grafológico: É um teste que avalia a personalidade por meio da escrita. É possível, através deste teste, conhecer as características pessoais do escritor, bem como, a evolução de sua personalidade, sendo necessário para tanto possuir amostras de grafias em diversos momentos de sua vida.

Testes de QI: É um teste que mensura o nível de sua inteligência intelectual

Testes de Conhecimentos Específicos: São testes que avaliam os conhecimentos de português, matemáticas e atualidades.

IFP (Inventário Fatorial de Personalidade): É um teste de personalidade de objetivo, de natureza verbal, e visa avaliar o indivíduo de natureza normal em 15 necessidades ou motivos psicológicos.

PI (Predictive Index): É um teste de previsibilidade, desenvolvido pela americana Praendex. Traça o perfil das pessoas, de suas competências, potencialidades e talentos.

Fonte: http://institutoprogredir.com.br/novo-materiais/testes-de-rh-mais-bonus/

0 comentários:

Postar um comentário

Comente, critique, dê sua sugestão. Mas não use palavras ofensivas ou palavrões. Fique calmo e escreva calmamente.

 
Visite : Templates | Rei dos Concursos
Copyright © 2011. Clique Notícia - All Rights Reserved
Template editado por Apostilas Grátis | Publicado em :Imagem templates
Proudly powered by Blogger
Free PageRank Checker My Ping in TotalPing.com FeedSearch - Feeds RSS e Atom GeraLinks