Smart TVs Infectadas Por Vírus

Postado por Denilson on quarta-feira, 13 de janeiro de 2016 | 05:32

A ação de aplicativos maliciosos em computadores e celulares já é bem conhecida, e existem muitas soluções anti-vírus para estes equipamentos. Agora é a vez das Smart TVs. Não penso que seja alguma surpresa, uma vez que o aparelho pode ser conectado à rede. Qualquer atividade de navegação pode ser monitorada por usuários experientes em rede. Se é atribuído um endereço IP, você está na rede. Assim como os computadores, as Smart TVs também utilizam sistemas operacionais e instalações de aplicativos, e um código malicioso pode ser inserido. Basta conhecer o funcionamento do respectivo sistema. Atualmente, diversos fabricantes oferecem TVs conectadas com sistemas operacionais diferentes que permitem navegar na web, acessar a previsão do tempo, assistir filmes por streaming, além de instalar aplicativos a partir de uma loja. Contudo, grande parte dos modelos rodam sistemas operacionais proprietários, isto é, que só estão disponíveis na TV da própria marca e não são compatíveis com os concorrentes.


Na mira dos mal intencionados

O temor em torno dessa possibilidade começou após um usuário do fórum Reddit publicar um relato de como a Smart TV da sua irmã foi infectada por algum tipo de vírus. Segundo ele, ao ligar o aparelho, o navegador era automaticamente aberto e uma mensagem de erro era exibida na tela, alertando que o endereço acessado continha algum tipo de malware. O problema é que a usuária não conseguia fazer nada em relação a isso, já que a TV ficava inteiramente inutilizável. Assim, o relato no fórum diz que eles conseguiram encontrar um DNS referente ao endereço fixado e ele dizia que o computador — no caso a Smart TV — havia sido infectada e que era para a pessoa enviar dinheiro para uma conta específica para que o aparelho fosse desbloqueado. O usuário conta ainda que tentou acessar outras páginas, mas ele era sempre redirecionado à tela de erro, impedindo o acesso da TV. Para solucionar o problema, o usuário disse que tiveram que retornar as configurações do dispositivo aos padrões de fábrica, ou seja, fazendo um reset forçado para se livrar do "sequestro".

Assim, o relato no fórum diz que eles conseguiram encontrar um DNS referente ao endereço fixado e ele dizia que o computador — no caso a Smart TV — havia sido infectada e que era para a pessoa enviar dinheiro para uma conta específica para que o aparelho fosse desbloqueado. O usuário conta ainda que tentou acessar outras páginas, mas ele era sempre redirecionado à tela de erro, impedindo o acesso da TV. Para solucionar o problema, o usuário disse que tiveram que retornar as configurações do dispositivo aos padrões de fábrica, ou seja, fazendo um reset forçado para se livrar do "sequestro". 

Como o site português PPLware aponta, esse não é um ataque exclusivo das Smart TVs. Embora o episódio tenha atingido um modelo da marca LG, a verdade é que esse tipo de praga virtual é um velho conhecido dos computadores e atacou muitas máquinas com Windows XP no passado. Assim, o que aconteceu é que a televisão acabou sendo infectada por essa velha ameaça. Ao mesmo tempo em que isso não significa um novo tipo de perigo, o caso mostra o quanto até mesmo esses novos equipamentos estão à mercê desse tipo de coisa. Mais do que isso, essa é uma preocupação que deve se acentuar mais daqui para frente com a chegada da Internet das Coisas. Se uma Smart TV conseguiu ser infectada e causar tanta dor de cabeça a partir de um vírus já antigo, imagine os problemas que um novo malware pode fazer ao atacar o sistema de toda uma casa. Assim, antes que possamos dar esse novo passo, é preciso se blindar contra essas perturbações.

Fonte:  http://goo.gl/nxFqjB e http://goo.gl/fNYPkg
 
Visite : Templates | Rei dos Concursos
Copyright © 2011. Clique Notícia - All Rights Reserved
Template editado por Apostilas Grátis | Publicado em :Imagem templates
Proudly powered by Blogger
Free PageRank Checker My Ping in TotalPing.com FeedSearch - Feeds RSS e Atom GeraLinks