Felicidade e Motivação No Trabalho

Postado por Denilson on sábado, 21 de novembro de 2015 | 12:05

Se o meu chefe não me "encher o saco", eu ficarei feliz, apesar dos momentos difíceis da vida. Vou trabalhar como sempre sem a necessidade de ser cobrado. Se for para ajudar, fique calado e avalie  meu desempenho. Recebi e repasso. Talvez você trabalhador necessite de um auxílio.


Alegria x Felicidade no Trabalho
 
Você é plenamente feliz como profissional?


Apesar de muitas vezes as palavras alegria e felicidade apresentarem significados semelhantes é importante compreender e entender as diferenças entre os termos.

Alegria e motivação no trabalho

Alegria é algo momentâneo. Receber um prêmio, subir de cargo e realizar uma boa viagem de férias são exemplos de elementos que deixa um profissional pontualmente alegre. Já a felicidade faz parte de um conjunto maior, que envolve esfera profissional, individual, espiritual, social, financeira e familiar.

Passamos grande parte de nossos dias no trabalho, e atuamos em nossas profissões durante muitos anos. O período de mais energia de nossas vidas são dedicadas ao trabalho, e fazendo aquilo que não gostamos e não nos identificamos pode causar grande insatisfação.

“O dia em que eu fizer o que gosto serei feliz, ou o dia em que me aposentar serei feliz. Pensar assim não adianta, e o fundamental é fazer um planejamento de vida, traçando metas e objetivos, quaisquer que sejam”, comenta Yasushi Arita, especialista em autodesenvolvimento e presidente da Arita Treinamentos.

Fatores como reconhecimento e qualidade de vida podem ter grande influência na felicidade no trabalho. O mundo corporativo é alimentado pela competição, e não ter atitudes positivas e otimismo exclui a pessoa do contexto. Ser um profissional produtivo e que encara desafios com naturalidade consequentemente o torna feliz, pois está dando seu máximo e fazendo o que gosta.

“A companhia possui um papel de relevância na qualidade de vida no trabalho e deve praticar ações investindo no feedback construtivo, na integração da equipe, além de abrir espaços para a criatividade, permitindo que a pessoa seja ela mesma”, opina Márcia Araújo, psicóloga e especialista em Desenvolvimento do Potencial Humano.

Sabendo de seu papel a empresa tem a responsabilidade de realizar pesquisas de clima e satisfação para saber o que seus colaboradores enxergam como vantajoso e benéfico para suas vidas – o que agrada um indivíduo não é a mesma que agrada outro. “As empresas têm o costume de ver as pessoas como um todo, e não é certo benefício ou premiação que vai satisfazer todos os funcionários”, alerta Yasushi Arita.

Ainda para ele, “manter a saúde física e mental, ter um bom relacionamento com todos, ajudar a sociedade de alguma forma, e buscar sempre a evolução pessoal e profissional são dicas que podem trilhar o caminho para a felicidade”.

Fonte: http://www.institutoprogredir.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Comente, critique, dê sua sugestão. Mas não use palavras ofensivas ou palavrões. Fique calmo e escreva calmamente.

 
Visite : Templates | Rei dos Concursos
Copyright © 2011. Clique Notícia - All Rights Reserved
Template editado por Apostilas Grátis | Publicado em :Imagem templates
Proudly powered by Blogger
Free PageRank Checker My Ping in TotalPing.com FeedSearch - Feeds RSS e Atom GeraLinks